sexta-feira, 2 de março de 2012

Cuidado e escuta ecológica

Quem acende a luz da consciência, está capacitado a conviver com mais leveza.

A preocupação mais acertada do mundo é perceber e estarmos atentos aos menores detalhes que possam afetar o meio ambiente. Para auxiliar nesse processo poderemos adotar uma postura adequada, e com um simples gesto na prática diária, vivenciar experiências como: não deixar a torneira aberta enquanto ensaboamos as mãos ou escovamos os dentes, deixar uma lâmpada acesa em um cômodo da casa onde não permanece ninguém, comer um doce e jogar o papel na rua, andar com o carro desregulado, atirar lixo pela janela do carro, economizar e reciclar plástico e papel. São muitas as ações simples e fáceis que se pode praticar sem muito esforço. É o caminho que se pode percorrer sem a necessidade de nos envolvermos em grandes projetos de organizações ambientalistas e pacifistas ou fazer discursos exaltados.


Devemos amar e respeitar à natureza e às coisas da Terra! Sem eles... Não sobreviveremos. Defender essa bandeira não é mais uma escolha, mas uma necessidade. Há muito tempo, em 1854, um chefe indígena, Seattle¹ escreveu uma suposta carta ao Presidente dos Estados Unidos, Franklin Pierce. Num dos trechos pode ser lido: "(...) a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma ligação em tudo. O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra."


Nós somos apenas hóspedes que alojamos temporariamente esta casa e ao invés de amá-la, respeitá-la e protegê-la, retribuindo a hospitalidade, extrapolamos o seu "poder”... O importante hoje, é que, cada um de nós desenvolva essa consciência de agir com mais atenção às pequenas coisas que afetam o meio ambiente e ao nosso próximo, usando de civilidade e respeito mútuo. Não se trata apenas de uma escolha, e sim de uma necessidade básica para nossa sobrevivência num planeta tão povoado, deveremos usar o princípio da simplicidade e ecologia mental. Segundo George Bernard Shaw², “só triunfa no mundo quem se levanta e procura as circunstâncias, e, se não as encontra pode-se criar”. Na certeza de nosso esforço diário, aos poucos construiremos um mundo melhor.

1- Seattle, chefe indígena americano. (Texto de domínio público distribuído pela ONU).


2-George Bernard Shaw nasceu em Dublim- Irlanda. Socialista, vegetariano, escritor e dramaturgo.

Um comentário:

  1. Olá,amiga! Quanto tempo? Seu espaço está lindo!
    E eu simplesmente adoro a natureza... seca ou verde, montanhas ou desertos... Amo As obras de Deus.
    Um frateno abraço!
    Fátima Alves/ Poetisa da Caatinga

    ResponderExcluir