sábado, 1 de outubro de 2011

Tarde de Autógrafo no Instituto Gammom - Lavras de Minas


Coordenador  Ednildo
Coordenadora Vanda Amãncio Bezerra
Aluno do Instituto Gammom
Rosa Firmo
Bibliotecária Auxiliadora do Gammom









Platéia de alunos e funcionários do Instituto Gammom






 
 
 
Senhoras e Senhores, autoridades da educação e demais personalidades



Saúdo a todos que emolduram essa mesa, os expoentes da educação lavrense, aqui representada por minhas primas Vanda e Vanilda Bezerra Amâncio.


Com entusiasmo de sertaneja num dia de chuva, me alegro com todos vocês que estão aqui reunidos para celebrar comigo e enaltecer esse momento de glória.


Muito cedo despertei uma simpatia por essa cidade homônima à minha terra natal, que também foi berço dos saudosos, José Amâncio e Vicência Bezerra Amâncio, pais da Vanda e da Vanilda, minhas primas. Esta cidade conhecida internacionalmente devido ao seu centro de excelência universitária. Enfim Minas Gerais é berços de grandes escritores como Guimarães Rosa, Adélia Prado, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Darcy Ribeiro, e tantos outros.


Ao longo do tempo, num processo lento de descoberta e curiosidade pela leitura, estimulada pelo avô da Vanda e Vanilda, da Ivone e demais irmãos. O avô delas, João Gonçalves da Silva, levava para casa de meus pais as cartas do Senhor José Amâncio e de Vicência Bezerra, e obrigava a mim e outras irmãs a fazerem a leitura dessas cartas. Essa foi uma das causas que me despertou o interesse pela literatura, um dos enigmas. Fui também influenciada pelos mais velhos da família que, reuniam-se no alpendre da casa grande, para cantarem modinhas, e recitar máximas, contar causos, e o meu primo Chiquinho Bezerra, que declamava cordel, enquanto as mulheres teciam rendas, bordados, e no fuso fiavam linhas de algodão para urdir as redes de dormir.

Hoje vivemos em um mundo onde as informações viajam muito rápidas, as crianças são ativas e faz de tudo um pouco, mas parecem que não querem parar para se concentrar em nada, e isto dificulta, muitas vezes, para pais e professores em fazer com que estas crianças tenham interesse em histórias contadas e não apenas assistidas, estórias lidas e não apenas ouvidas.


Para mim, “Ler sempre foi sinônimo de prazer" desde as mais antigas civilizações. Entre os gregos, os homens livres que tinham esse privilégio e os que eram responsáveis pelo "saber" da sociedade. Por me interessei pela leitura e estou aqui para dividir com vocês este momento ímpar, que me foi concedido primeiro por Deus em segundo lugar pelas minhas primas, meu esposo que me apóia nessa caminhada para que possa dar a lume essas ideias; meus sentimentos, essas coisas que ao longo da vida foi se acumulando e se renovando, perdida no caminho da volta, que se torna possível nas asas do tempo. Quebrando assim, barreiras entre sombras e luzes.


Realizar um sonho como este na fase em que me encontro é algo animador na escalada pelas montanhas da vida em que me mantenho centrada, conectada no meu propósito, sentindo a sensação de estar no começo. Quando não acerto, reformulo o plano e tudo continua.


Meus sinceros agradecimentos em especial a Vanda e Vanilda e a todos que fazem o Instituto Gammom e toda platéia aqui presente.










 
 
 
 

Um comentário:

  1. Olá amiga minha!

    Parabéns pelo seu belíssimo discurso.
    Foste concisa e clara; acredito que
    todos se deleitaram dele, inclusive eu.

    Ósculos poéticos!

    ResponderExcluir