quinta-feira, 21 de abril de 2011

CAMINHOS PARA O DIÁLOGO




Cultivando sentimentos de compreensão, compaixão, tolerância, confiança e solidariedade, teremos melhores condições de viver no nosso meio social, que parece enfraquecido desses valores.
Cada dia observa-se em nossa sociedade uma postura cada vez mais condescendente com o isolamento humano, característica defasada da realidade. Como podemos admitir, entender e acatar a comodidade de um ser humano recolher-se ao seu próprio mundo ignorando uma imensa gama de possibilidades de relações fraternas, sociais em sua volta? O que deveríamos admitir e contribuir para que haja mudanças seria adotar medidas educativas e suportes adequados para incorporar valores como solidariedade, afeto, carinho, compaixão, os quais estão cada vez mais raros no nosso cotidiano. Agregado a esses valores fazer um levantamento de nossas omissões. Infelizmente vive-se a cultura da competitividade humana, a restrição de ações socializante. Nesse mundo hodierno de inversão de valores nós seres humanos ficamos cada vez mais vulneráveis ao sofrimento da solidão. Com esse comportamento vem o sofrimento e repercute numa afronta social. A banalização das indiferenças explode de tal modo que estimula o conflito em pessoas frágeis.
Mais do que nunca há de se compreender a necessidade de cultivar-se o diálogo, a comunicação, a solidariedade, a compaixão erigidas sobre a base do amor fraterno. Acredita-se, que somente com ações positivas, lançando um olhar fraterno, generoso e solidário poderemos conduzir nossas vidas para um caminho de paz, voltando nossos corações para a humildade e a benevolência. Devemos acreditar, e para que isso aconteça é vivenciar a crença do pensamento positivo, e não desanimar diante de impossibilidades como: “um espinho não se transforma em rosa”, “uma mariposa não se transforma em cavalo”, mas as nossas ações dependem das reações daqueles que nos cercam como o farfalhar das palmeiras que dependem da intensidade do vento para entoar belas canções. Busquemos, pois, inserir ao nosso redor, em nosso caminho a tolerância e a compaixão para vivermos em harmonia e saborearmos a sinfonia da vida.
Rosa Firmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário