terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Sala de Leitura Josè Cândido

Sala de Leitura José Cândido

Hoje acordei feliz. Tenho em mãos, o Binóculo e o livro “Sala de leitura José Cândido Dias - 15 anos”. Quão emocionante compartilhar dessa vitória, da alegria desse conterrâneo de tamanha coragem. Há quinze anos, construiu, e aos poucos equipou, e hoje mantém uma biblioteca com muito esmero e carinho, tarefa que não é fácil. Ah, Como admiro o professor Dias da Silva! Ele não espera acontecer, sozinho vai à luta. Não dar trégua, na aposentaria, arquitetou outra batalha, saiu da sala de aula para reinventar uma sala de leitura, uma biblioteca, fazer poesia, escrever histórias e com sua Luizinha faz a festa.

A sala de leitura José Cândido Dias funciona como um elo, um pólo cultural, oferecendo boas opções de leitura para crianças, jovens e adultos que normalmente não têm acesso ao livro, no distrito, entre outras pessoas dos arredores de Mangabeira, até mesmo gente de cidades vizinhas como Cedro, Várzea Alegre e da sede, Lavras da Mangabeira procuram a Biblioteca para pesquisas em um acervo que conta com mais de 15.000 exemplares.
A ideia do professor Dias da Silva, é que, através da leitura, da literatura o povo da Mangabeira tenha a possibilidade de adquirir conhecimentos e informações, além de entrar em contato com um mundo totalmente novo, desconhecido e atraente. - Capacitar a população para o uso do livro como fator fundamental para seu progresso econômico, político e social, e promover a justa distribuição do saber e da renda. O professor Dias da Silva é sabedor de que só através da oferta de livros que o povo poderá ter acesso à leitura, e com leitura, é que se pode refletir e pensar mais longe.
Uma ação empreendedora como esta merece ser divulgada, proclamada, muito embora Dias da Silva na sua grandeza, na sua sutileza não aceita alardeamento.
Cabe a cada um de nós contribuirmos com exemplos como este para melhorar e mudar nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário